terça-feira, 15 de setembro de 2009

Exposição "Casa do Baile"


No dia 28 de agosto, foi realizada uma visita à Casa do Baile. Confesso que nesse primeiro momento não dei muita importância à arquitetura, achei muito simples e o que me impressionou mesmo foram o paisagismo de Burle Marx e a vista que se tem da lagoa. Tirei fotos enfatizando esses pontos, mas o panorama não foi bem sucedido.

Depois então de outras visitas ao local, fui evoluindo meu olhar, percebendo detalhes que antes não tinha visto e descobrindo como a simplicidade de Niemeyer fazia o lugar tão belo. A forma da edificação, as curvas da marquise suportada apenas por pilastras, o formato ameboide do lago, tudo se encaixa perfeitamente bem. Queria portanto fazer um panorama que mostrasse essa harmonia, mas minhas fotos, mais uma vez, não se encaixaram.

Só me restou a tira do ambiente interno e como este espaço é destinado a exposições, resolvi explorar este aspecto. Com a ajuda do Photoshop, substitui as publicações existentes no local por fotos que eu possuia da Casa do Baile e imagens do arquiteto, propondo a idéia de uma exibição sobre o lugar. Fiz intervenções nas cores de algumas fotografias e mudei filtros de outras imagens, de forma que parecessem quadros artísticos. O resultado pode ser visto no arquivo postado acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário