O instituto Inhotim, localizado em Brumadinho, foi criado em 2005 por iniciativa privada e possui um representativo acervo de arte contemporânea. Os diversos pavilhões onde se encontram as exposições estão rodeados por um extenso parque tropical, que conta com uma das maiores coleções botânicas do mundo. No local, o meio ambiente convive em perfeita interação com a arte. A galeria possui obras criadas a partir da década de 60 e inclui pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, vídeos e instalações de artistas brasileiros e internacionais.
"Através" - Cildo Meireles
De tudo que vi no Inhotim, o que mais me impressionou foi a instalação "Através", do artista plástico brasileiro Cildo Meireles. A obra é composta por diversas "divisórias", desde cercas e cortinas até um enorme aquário. Além disso, a base é toda coberta por estilhaços de vidro, onde se pode pisar, e foi essa possibilidade de interagir e sentir a obra que mais despertou meu interesse.
Outras criações interessantes do artista podem ser vistas abaixo. A primeira é "Babel", uma torre construída por 800 aparelhos de rádio diferentes, cada um sintonizado em uma emissora distinta. A segunda é "Missões (como construir catedrais)", uma instalação onde a base é cheia de moedas brilhantes e o teto e composto por ossos de vaca. A última é "Desvio para o vermelho", um quarto onde absolutamente todos os objetos são da cor vermelha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário